VMware

Error: "Unable to apply DRS resource settings on host"

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

Recentemente, me deparei com um erro no vCenter em um dos nós do Cluster de um cliente. O erro era o seguinte: “Unable to apply DRS resource settings on host” (Não é possível aplicar as configurações de recurso DRS no host). 

Mas qual seria o impacto desse erro?

De acordo com a mensagem de erro, a operação não é permitida no estado atual e isso pode reduzir significativamente a eficácia do DRS. O DRS é responsável por distribuir as cargas de trabalho da máquina virtual pelos hosts do vSphere em um cluster e monitorar os recursos disponíveis. Com base no nível de automação, o DRS pode migrar máquinas virtuais para outros hosts no cluster para maximizar o desempenho.

Este erro significa que o host ESXi/ESX não consegue aplicar as configurações de recursos do DRS (Distributed Resource Scheduler) que são enviadas pelo cluster. Isso pode reduzir significativamente a eficácia do DRS, que é um recurso que balanceia a carga de trabalho entre os hosts do cluster.

Existem algumas possíveis causas para esse erro, como:

- Um problema de comunicação entre o host e o vCenter Server

- Um problema de memória no host

- Um problema de consistência nas configurações de recursos do cluster e do host

- Um problema de compatibilidade entre as versões do vCenter Server e do host

Então, como resolver ?

Para resolver esse erro, existem algumas possíveis soluções, dependendo da causa e do ambiente. Antes de tentar qualquer solução, é recomendável fazer um backup das configurações do host e do cluster, e verificar se há atualizações disponíveis para o vCenter Server e o host.

Segundo a VMware, existem duas formas de solucionar esse problema.

Uma solução simples é reiniciar os agentes de gerenciamento (hostd e vpxa) no host. Esses agentes são responsáveis por comunicar as informações do host para o vCenter Server. Para reiniciar os agentes, você pode usar os seguintes comandos no console do host ou via SSH:

/etc/init.d/hostd restart

/etc/init.d/vpxa restart


A mais fácil para mim no momento foi remover o host do cluster e adicioná-lo novamente. Para fazer isso, basta seguir os seguintes passos:


Infelizmente, nem tudo são flores nessa vida! Ao tentar seguir o tutorial, me deparei com um problema: uma das VMs não estava migrando automaticamente. Ao tentar migrá-la manualmente, recebi um erro informando que a unidade CD-ROM estava conectada e em uso, impedindo a migração da máquina para outro nó. Como o modo de manutenção já havia sido ativado, a única opção que restou foi desligar a VM para liberar o CD-ROM.

Felizmente, no meu caso, esse servidor poderia ser desligado para manutenção naquele dia. Depois de desligar a VM, consegui aplicar corretamente o modo de manutenção no nó do Cluster e removê-lo do Cluster para seguir com os passos do tutorial.

Mas nem tudo são flores nessa vida! Ao migrar o Host para o Cluster novamente, ele duplicou os Pools de VMs criadas dentro dele. A princípio, pensei que havia feito algo errado, mas na verdade o host estava sendo adicionado e as configurações estavam sendo aplicadas corretamente. Depois de aguardar alguns minutos (tempo suficiente para tomar um café), a duplicata desapareceu e foi possível tirar o servidor do modo de manutenção para que ele pudesse receber as VMs novamente.

Infelizmente, por motivos de segurança e sigilo, não posso informar onde ocorreu o caso e não posso compartilhar imagens. No entanto, pude disponibilizar aqui para vocês o relato, o passo a passo e os KBs da VMware.

Note que essa solução só funciona se o seu ambiente não inclui NSX ou VMware Horizon View ou VSAN. Se o seu ambiente inclui esses recursos, você deve entrar em contato com o suporte da VMware.

Para saber mais sobre como funciona o DRS, confira este link:
https://www.vmware.com/products/vsphere/drs-dpm.html

Outras leituras recomendadas:
https://kb.vmware.com/s/article/1028351
https://kb.vmware.com/s/article/2148813
https://kb.vmware.com/s/article/1003312